Roots
17 de Setembro, 2020

The Winner of “The Image of Russia”

award
PINTOR PORTUGUÊS DIOGO NAVARRO VENCE PRIMEIRO PRÉMIO NO CONCURSO INTERNACIONAL 'A IMAGEM DA RÚSSIA'

Uma iniciativa organizada pela Academia de Belas Artes da Rússia e que juntou em Moscovo e São Petersburgo 16 artistas europeus.

4 DE OUTUBRO DE 2012, 12:07
Diogo Navarro venceu, ex-aqueo com um artista monegasco, o primeiro prémio do concurso internacional 'A Imagem da Rússia aos Olhos de Pintores Europeus Modernos'.
"Chamei aos quadros 'Moscovo' e 'São Petersburgo', duas imagens monocromáticas, para as quais quis transpor o ritmo e contrastes da energia de Moscovo, e a plenitude e simetria de São Petersburgo", declarou o artista à Lusa. O pintor português apresentou igualmente algumas das suas peças cujo tema central é Lisboa em que a cor azul é predominante. "Fiquei espantado ao ver tanta semelhança no azul das cidades de Moscovo e de Lisboa. Vivo perto do mar e, por isso, tento exprimir nos meus trabalhos a força do Oceano. As cores da minha Lisboa são diluídas, por isso cada um pode encontrar nestes quadros um pouco da sua cidade", afirmou, em declarações ao canal televisivo Rússia 24. Diogo Navarro e Rita Melo foram os dois pintores portugueses convidados, com mais 14 artistas europeus, para exporem as suas obras numa das mais prestigiadas galerias de Moscovo, a Galeria de Belas Artes de Zurab Tsereteli. Durante a sua estada em Moscovo e São Petersburgo, os pintores foram desafiados, pelos organizadores do evento, a Academia de Belas Artes da Rússia, a representarem nas suas telas as impressões sobre as cidades de Moscovo e São Petersburgo. Esta exposição dos pintores europeus estará patente na capital russa até ao próximo dia 1 de novembro. No próximo dia 16 de outubro, Diogo Navarro inaugura a exposição individual 'Um Olhar sobre o Palácio - O Atelier de um Artista', no Palácio Nacional da Ajuda.
Ver mais aqui.